segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pernambuco vence o 45º Festival de Brasília


O 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro entregou o Candango de melhor ficção em longa-metragem para dois filmes de Pernambuco, "Eles voltam", de Marcelo Lordello, e "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes. Não é preciso dizer que o frevo tomou conta do palco do Teatro Nacional.

O Candango de melhor direção para longas de ficção ficou com Daniel Aragão, com "Boa sorte, meu amor".  Os de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante foram para Maria Luiza Tavares e Elayne de Moura. 

A diretora Petra Costa, com "Elena" levou melhor direção de documentários longos. O filme contra a relação entre as irmãs e o trauma causada pela morte de Elena.

"Eles voltam" também foi o melhor  filme para a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracine). 

LONGA DE FICÇÃO

Filme: "Eles voltam", de Marcelo Lordello e "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes

Direção: Daniel Aragão, "Boa sorte, meu amor"

Ator: Enrique Diaz, "Noites de reis"

Atriz: Maria Luíza Tavares, "Eles voltam"

Ator coadjuvante: W. J. Solha, "Era uma vez eu, Verônica"

Atriz coadjuvante: Elayne Moura, "Eles voltam"

Menção especial do júri: ator Carlo Mossy, "Boa sorte, meu amor"

LONGA DOCUMENTÁRIO

Filme: "Otto", de Cão Guimarães

Direção: Petra Costa "Elena"

Prêmio especial do júri: "Um filme para Dirceu", de Ana Johann. 

Relação completa dos premiados no site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário