domingo, 23 de setembro de 2012

O curta que criticou Brasília e foi vetado

Documentário resgata curta vetado por criticar Brasília

'Plano B', de Gestsemane Silva e Santiago Dellape, atualiza filme feito por Joaquim Pereira de Andrade em 67

RODRIGO SALEM, Folha de São Paulo

Em 1967, o diretor Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) ainda não tinha filmado sua obra-prima, "Macunaíma", que chegaria às telas dois anos depois.

Mesmo naquele momento, porém, ele pareceu à direção da empresa italiana Olivetti a escolha perfeita para comandar um curta-metragem sobre Brasília, fundada havia somente sete anos.

O resultado da encomenda foi "Contradições de uma Cidade Nova", visão pouco entusiasmada sobre a capital federal idealizada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

O problema é que, no processo, a direção da Olivetti mudou, e a nova chefia quis evitar atritos com o governo militar. Vetado, o curta só foi exibido no Festival de Brasília. Em 2006, foi restaurado e incluído entre os extras da versão em DVD de "Macunaíma".



Diretora revê suicídio da irmã no documentário "Elena"

RODRIGO SALEM, Folha de São Paulo

Elena queria ser atriz desde criança. Fazia vídeos caseiros dançando com a irmã e dirigia filminhos com a família. Fez teatro em São Paulo, mas queria mesmo ser estrela de cinema nos EUA.

"Elena", o filme em que Petra Costa --a irmã-- conta sua história, faz sua estreia hoje na competição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e, em outubro, estará na Mostra de São Paulo.

No fim dos anos 1980, Elena foi tentar a carreira em Nova York. Fez vários testes entre os bicos que arrumou na cidade e ingressou na New School for Social Research.
Foi, porém, vencida pela solidão e pelas rejeições. Gravemente deprimida, ela tinha só 20 anos quando se matou.

Petra Costa, que hoje tem 29, temia percorrer o mesmo caminho trágico da irmã, 13 anos mais velha. Não foi o que aconteceu.

Continua Folha São Paulo

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE WWW. FESTBRASÍLIA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário