- "As Hiper Mulheres" – Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro – PE, documentário. Sinopses oficiais: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu ( MT ), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
- "O Carteiro" – Reginaldo Faria – RS. Conta a história de Victor (Carlos André Faria), um rapaz que trabalha como carteiro numa pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Ele tem como hábito violar a correspondência que entrega aos vizinhos. Um dia, para sua surpresa, cai em sua própria armadilha. Apaixona-se por Marli (Ana Carolina Machado), nova moradora do local, e passa a controlar suas cartas com o namorado, interferindo diretamente nessa relação.
- "Olhe Pra Mim de Novo" – Claudia Priscilla e Kiko Goifman – SP - documentário. O Atabaque da umbanda em Pacatuba. Um mutirão do DNA em Juazeiro. Uma família de albinos em Missão Vela. Um road-movie no sertão nordestino conduzido por Sillvyo Luccio, transexual masculino.
- "País do Desejo" – Paulo Caldas – RJ. Roberta é uma pianista clássica de renome que luta contra uma doença crônica nos rins. Um encontro inesperado vai mudar sua vida, conhece Padre José. Família, amor, medicina e religião se misturam num drama contemporâneo.
- "Ponto Final" – Marcelo Taranto - RJ. Os sentimentos de culpa e indignação do executivo Davi servem de fio condutor de Ponto Final. Sua filha Beatriz, vítima da violência, era uma jovem que acreditava na boa índole dos brasileiros e a vocação do Brasil para o amor. Era aqui que iriam acontecer as grandes mudanças. O pai, ao contrário, sempre achou este país uma vergonha, por valorizar que há de pior e mais medíocre na sociedade. Para Davi, a própria vida nos obriga a fechar sentimentos e bens materiais. Assim, nesses dias de tantos medos e desconfianças, em que, cada vez mais, o ser humano sente necessidade de trancar tudo o que tem, trancando-se a si mesmo, a história aborda a superação da perda e a capacidade que as pessoas têm para enfrentar as adversidades.
- "Riscado" – Gustavo Pizzi – RJ. Bianca é uma excelente atriz, mas sua carreira ainda não deslanchou. Ganha a vida divulgando eventos, fazendo sampling e imitando divas do cinema. Após um teste para um filme de produção estrangeira, ela é selecionada como protagonista e sua sorte começa a mudar. Ou não...
- "Uma Longa Viagem" – Lúcia Murat – RJ - documentário. Uma longa viagem é a história de três irmãos. A linha dramática é dada pela história do caçula, que vai para Londres em 1969, mandado pela família para que ele não entrasse na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os 9 anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. Em contraponto à entrevista e as cartas, os comentários em off da irmã, presa política que virou uma artista reconhecida e viaja pelo mundo, quase num processo inverso ao vivido pelo irmão, que de viajante livre foi obrigado a enfrentar algumas internações em hospitais psiquiátricos. No fundo, é um documentário que trabalha sobre a memória. Não somente pela forma como é feita a investigação, mas também sobre o que motivou o filme: a morte do terceiro irmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário