GABRIELA LONGMAN
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO
O Festival de Cinema de Gramado termina hoje sua 39ª edição. Para 2012, planeja a construção de um museu contando sua história, mas talvez precise também rever seus rumos.
A exibição de "O Carteiro", de Reginaldo Faria, anteontem à noite, veio reforçar a impressão dominante desde os primeiros dias: a superioridade da seleção de longas latinos em relação à de longas brasileiros.
Antes do filme, Faria fez seu discurso de diretor, após 27 anos de intervalo, em torno do bordão "falem mal, mas falem de mim", como se antevisse que o longa, que não foge aos clichês da linguagem televisiva, faria os críticos torcerem o nariz.
Após a exibição, membros do júri popular comentavam a dificuldade de escolher os vencedores dos Kikitos nacionais, a serem anunciados na noite de hoje.
"Não dá para acumular para o ano que vem?", brincava um membro do júri popular, formado com representantes de nove Estados do país.
"Riscado", de Gustavo Pizzi, e "Uma Longa Viagem", de Lúcia Murat, são os filmes cotados ao prêmio de melhor longa nacional.
POR UM LUGAR AO SOL
No início do anos 90, com a produção brasileira em decadência, Gramado foi impulsionado a se tornar um festival latino-americano.
Quando a produção nacional voltou a crescer, o evento teve dificuldade em se reeestruturar.
Continua Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário