sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Capitães da Areia" nos 100 anos de Jorge Amado

Foto divulgação
Já dentro das comemorações do centenário de nascimento de Jorge Amado, ocorrido em Itabuna ( há controvérsias ), em 10 de agosto de 1912, está previsto para chegar às telas, em outubro, "Capitães da Areia", baseado em um dos clássicos do escritor baiano.

O filme é dirigido por Camila Amado e marca a estreia da neta do escritor como diretora de longas.O lançamento é considerado o primeiro evento das comemorações.

"Capitães da Areia" é um livro de 1937, fez sucesso em diferentes épocas no Brasil e no exterior, onde foi amplamente traduzido. Pode ser considerado da fase "comunista" do baiano que, em 1945, chegou a ser eleito deputado federal pelo PCB. O escritor morreu em 2001.

A trilha sonora do longa é assinada por outro baiano ilustre, Carlinhos Brown. Segundo a sinopse oficial, fica próximo ao consagrado roteiro do livro: Os “Capitães da Areia” – Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

Camila Amado aproximou-se do cinema em 1995, fazendo escola em importantes produções nacionais, como "O que isso Companheiro?" e "Guerra de Canudos". Nos últimos anos trabalhou em cinema e TV como assistente de diretores.

Sua primeira experiência solo como diretora foi no curta-metragem "Minha Rainha", mais para o público infantil. Camila e seus "Capitães" são bem-vindos. O livro é uma delícia literária.

O filme ainda não tem trailer oficial, o teaser abaixo já está nos cinemas e no YouTube e promete bom entretenimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário