domingo, 4 de setembro de 2011

O rebelde Nicholas Ray reconhecido em Veneza


O Festival de Veneza dedicou o domingo para a revolucionária obra do diretor norte-americano Nicholas Ray. Ray, nascido em 1911, foi um inconformado e fez disso uma "causa" para a sua longa filmografia iniciada em 1948.

Antes, o neto de imigrantes alemães perambulou por Chicago e pelo interior dos EUA mexendo com música e programas de rádio até chegar a Hollywood em 1945, como assistente de diretor.

Um dos seus filme mais conhecidos é "Rebel Without a Cause", aqui "Juventude Transviada", mas que se fosse apenas traduzido literalmente titularia melhor o que aquele "rebelde sem causa" estava dizendo.

"Juventude…" levou ao ápice a carreira de outro grande rebelde de carteirinha: James Dean, ator que eletrizou fãs mundo à fora nos anos 50 com seus olhos azuis, suas belas acompanhantes, seus loiros cabelos desgrenhados pelo vento dos automóveis que gostava de dirigir em alta velocidade, paixão que o levaria à morte em 1955, aos 24 anos.

Dean era o par perfeito para Ray tratar do que mais gostava, quebrar tabus mostrando o inquieto comportamento daqueles seus jovens amigos. O diretor ficou conhecido como o que melhor traduziu a inadequação da juventude norte-americana naqueles meados do século passado.






Outro filme que marcou sua carreira foi a refilmagem que fez, em 1957, de "The True Story of Jesse James" ou “Quem Matou Jesse James” segundo nossos criativos tradutores de títulos de filmes.


A primeira versão, de 1939, que conta a história dos irmãos sulistas Jesse e Franck James, tinha como protagonistas nada menos do que Tyrone Power (Jesse) e Henry Fonda (Frank).

Os irmãos James no olhar de Ray, também jovens e rebeldes, tornaram-se foras da lei e foram atraídos à criminalidade em função da crueldade das forças nortistas durante a Guerra Civil norte-americana. 

Nos filmes, e na vida de Ray, as mulheres tiveram papéis fundamentais. Alguns críticos chegam a dizer que eram mais fortes e determinadas e protagonistas do que os homens.

Uma delas Natalie Wood, parceira de Dean em "Juventude…" e com quem Ray, aos 43 anos de idade, teria vivido uma rumorosa paixão, apesar dos 27 anos de idade que os separavam. O genioso Dennis Hopper, namorado da bela, ficou uma fera. Mais tarde, o destino faria com Hopper retribuísse.

Gloria e Ray
Outra atriz, Gloria Grahame, com quem foi casado entre 1948 a 1952, também foi marcante. Com ela Ray teria encontrado, na cama, seu filho do primeiro casamento, Anthony, de 13 anos.

Consta que o diretor não deu-se a atitudes passionais. Anthony acabaria casando com a madrasta sete anos depois, quando ela já tinha 37 anos. Ray apenas pediu a guarda do filho que tivera com Glória. 

Sua carreira de diretor começou a acabar nas superproduções, a primeira delas, em 1961, "O Rei dos Reis" para contar a vida de Cristo, quando dirigiu sete mil figurante. 

E teve fim com o insucesso de "55 Dias em Pequim", estrelada por Charlton Heston, Ava Gardner e David Niven e que ajudou a falir os estúdios de Samuel Bronston, na Espanha.

Durante essas filmagens, em 1962, Ray teve um ataque cardíaco. Improdutivo, foi abandonado por Hollywood. E resgatado justamente pelo traído Dennis Hopper, que conseguiu que ele passasse a ministrar aulas de cinema na Universidade de Nova York. 

Também consta que Ray pedia aos seus alunos que fumassem maconha para melhor captar suas teorias. 

Wim Wenders, o grande cineasta alemão, mostrou sua admiração por Ray em "O Amigo Americano", de 1977, estrelado por Hopper. E com ele co-dirigiu o documentário "Lightning Over Water", mostrando os últimos dias de Nicholas Ray e sua luta contra o câncer, que o mataria aos 68 anos, em junho de 1979.




Filmograria:


1948 - They Live by Night ("Amarga esperança" )
1948 - A Woman’s Secret ("A vida íntima de uma mulher")
1949 - Knock on Any Door ("O crime não compensa")
1950 - In a Lonely Place ("No silêncio da noite")
1950 - Born to Be Bad ("Alma sem pudor)
1951 - Flying Leathernecks ("Horizonte de Glórias")
1951 - On Dangerous Ground ("Cinzas que queimam")
1952 - The Lusty Men ("Paixão de bravo")
1954 - Johnny Guitar
1955 - Run for Cover ("Fora das grades")
1955 - Rebel Without a Cause ("Juventude transviada")
1955 - Hot Blood ("Sangue ardente")
1956 - Bigger Than Life ("Delírio de loucura")
1956 - The True Story of Jesse James ("Quem foi Jesse James?")
1956 - Amère victoire ("Amargo triunfo")
1958 - Wind Across the Everglades ("Jornada tétrica")
1958 - Party Girl ("A bela do bas-fond")
1960 - The Savage Innocents ("Sangue sobre a neve")
1961 - King of Kings ("O rei dos reis")
1963 - 55 Days at Peking ("55 dias em Pequim)

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