segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Biutiful", para revirar emoções


Alejandro González Iñárritu não faz concessões, simplesmente revira todas as suas emoções em "Biutiful". E para os que acreditam, também a alma.


Para isso, o diretor mexicano conta com o espetacular protagonismo de Javier Bardem interpretando Uxbal, que lhe valeu a indicação para o Oscar de Melhor Ator no prêmio deste ano. Perdeu para Colin Firth, por "O Discurso do Rei. Foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro e também não levou. 

Uxbal interpreta um complexo papel, de um pai que cuida do casal de filhos menores, Ana e Mateo, e que para sobreviver desenvolveu poderes mediúnicos para ouvir as últimas palavras de almas que não querem desencarnar. 

Sua atividade principal entretanto, é a intermediação de mão de obra de chineses e africanos, contratados em absoluta ilegalidade, em condições subumanas, nada menos do que em Barcelona, a progressista cidade espanhola.

No papel de Marambra, a mãe e ex-mulher, está a exótica atriz Maricel Álvarez. Uma mulher bipolar, que não consegue dominar seus instintos ninfomaníacos, chegando a envolver-se com o irmão de Uxbal, Tito, e sócio na intermediação de mão de obra escrava.

A história de "Biutiful", escrita pelo próprio Iñárritu, é um crescente de situações desconfortáveis. A começar pela situação médica de Uxbal, que descobre, tardiamente, um câncer de próstata com metastase e a previsão de dois meses de vida.  

Uxbal não se entrega, seu coração de homem simples e prático, o faz envolver-se novamente com a ex, que ainda ama, com os negros que vão ser deportados e com as condições de vida dos chineses. 

E não parece que esses envolvimentos sejam apenas para aplacar a consciência e redimir pecados diante do seu próprio juízo final. 

Não é uma película para assistir domingo à noite e partir feliz para um segunda-feira de batente. Tem que decantar. Como normalmente são os filmes do pessimista Iñárritu. 

Filmes anteriores do diretor, "Babel", "21 Gramas" e "Amores Brutos", segundo alguns críticos, são conhecidos com a trilogia do caos. A tragédia total de "Biutiful" não está fora. Nas locadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário