quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CINEJ@RNAL - Veneza


@ O fim do mundo

O cinema italiano, com a diretora Cristiana Comencini, entrou na disputa no Festival de Veneza nesta quarta-feira, mesmo dia da exibição do filme mais recente do consagrado cineasta americano Abel Ferrara sobre o fim do mundo. 

"Quando la notte", de Comencini, mostra as dificuldades para aceitar a maternidade, um tema muito presente na mostra este ano. Mas o longa-metragem foi vaiado na exibição para a imprensa e não convenceu os exigentes críticos. Mais Folha.com 

@ Os agentes de Le Carré 

Um bom romance de espionagem, adaptado de maneira correta, é sempre atraente. Ainda mais quando o ficcionista atende pelo nome de John Le Carré e o cineasta, no caso o sueco Tomas Alfredson, faz o seu trabalho de modo a não estragar o texto. 

O resultado é esse ótimo Tinker, Tailor, Soldier, Spy, mais uma reflexão ficcional de Le Carré sobre a Guerra Fria, ou o seu fim, o que dá no mesmo. Mais Estadão.com 

@ Um espanhol em Veneza 

Lo primero que muchos han pensado al salir de la primera proyección oficial de Eva en Venecia es cómo puede ser que la película no haya ido a concurso. Teniendo en cuenta los bodrios que se han podido ver estos últimos tres días en La Mostra y el bajísimo nivel de la competición (exceptuando los filmes de lengua inglesa que todos conocen a estas alturas) es incomprensible que una película impecable como esta haya tenido que jugar sus cartas en tierra de nadie. Hubo aplausos para la opera prima de Kike Maíllo y está claro que se los merecía ya que aunque el realizador parezca un debutante en esto de la pantalla grande, es en realidad un tipo de solvencia contrastada. Mais El País 

@ Um brasileiro em Veneza 

As fronteiras entre ficção e documentário estão cada vez mais indistinguíveis. “Girimunho”, primeiro longa da dupla brasileira Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina, em competição na seção Horizontes do Festival de Veneza 2011, é mais um que vem para confundir essa divisão. Mais IG 

@ Documentário pró-Fidel em destaque 

Veneza (Itália), 7 set (EFE).- Cuba entrou em cena no 68º Festival Internacional de Cinema de Veneza com a apresentação do documentário italiano "Cuba na era Obama", que analisa a situação atual na ilha caribenha do ponto de vista dos partidários do regime de Fidel Castro.

O conteúdo tem pouco a ver com o que pode sugerir seu título e trata superficialmente das mínimas mudanças que, segundo Minà, aconteceram nas relações entre Washington e Havana após a chegada ao poder do presidente Barack Obama. Mais UOL

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