A segunda edição do Festival de Cinema 4+1, chamado de “Festival de Festivais”, acontece entre 26 e 30 de outubro em cinco países simultaneamente, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e México.
Promovido e organizado pela Fundación Mapfre, uma seguradora espanhola, o Festival resgata filmes produzidos pelo chamado "cinema de autor", mas que, apesar de participarem de eventos nacionais e internacionais, receberem prêmios e reconhecimento, não chegam aos circuitos comerciais.
Os curadores, aqui nas mãos do Centro Cultural do Banco do Brasil, apostam que o "caráter antológico" da iniciativa pode garantir o sucesso da empreitada.
O FC 4+1 oferece um prêmio de 20 mil euros para a melhor película escolhida em votação direta do público, ao final de cada exibição, das capitais Buenos Aires, Bogotá, Madri e Cidade do México. No Brasil a escolhida foi o Rio de Janeiro.
A Fundação Mapfre apóia o cinema independente desenvolvendo parcerias, na Argentina com o Museu de Arte Latino-Americano (Malba) - Fundación Costantini. No Rio de Janeiro, com o CCBB, com a Cinemateca Distrital e o Cine Colômbia, em Bogotá, e a Cineteca Nacional na Cidade do México.
Os organizadores prometem a programação completa, cerca de 14 títulos, "para breve". Alguns já estão indicados. Outra promessa é que as sessões competitivas serão transmitidas on line. No aguardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário