Desde 2004 acontece o Cannes Classics, uma seleção de filmes e diretores que o Festival considera especiais ou que devem ser homenageados, como "Laranja Mecânica".
É a forma que os organizadores encontraram para estimular a descoberta de filmes antigos ou a restauração deles e assim preservar o patrimônio do cinema mundial.
Este ano, quatorze filmes e cinco documentários serão apresentados. Entre eles um especial "Le voyage dans la lune", lançado em setembro de 1902.
Escrito e dirigido por Georges Méliès, apoiado pelo irmão Gaston, custou astronômicos 10 mil francos franceses, uma fortuna para a época. "Uma Viagem à Lua" é considerado um dos 100 filmes mais significativos do século 20.
Com razão, notando-se que foi feito apenas sete anos após os Irmãos Lumière realizarem a primeira sessão de cinema, em 28 de dezembro de 1895, no subsolo de um café, em Paris.
"A Trip to the Moon", apesar de sua movimentação cômica, é considerado o primeiro filme de ficção científica, inspirado em obras de Julio Verne e H G Wells, dois grandes escritores do gênero. Nele, o diretor usa inovações, como cenários, efeitos especiais e animação.
O filme é de domínio público porque seus direitos autorais expiraram. Abaixo, uma versão narrada em inglês, embora o original seja em francês. Nela faltam alguns minutos finais, relativos ao desfile triunfal comemorativo à volta dos desbravadores.
O filme é uma delícia, pelo que prevê e pela ironia com que antecipa a corrida espacial e o seu uso político por governos do mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário