domingo, 22 de maio de 2011

Palme D'or: "The Tree of Life"

Direto de Cannes:


A Palme d'or foi concedida a Terrence Malick para The Tree of Life.

Depois de receber o seu prémio das mãos da actriz Jane Fonda, o produtor do filme, Bill Pohlad, declarou:

"Sempre quis falar francês, e esta noite mais do que nunca. Devo ocupar o lugar de um gigante esta noite. Terrence Malick é extremamente tímido e discreto. Mas falei com ele hoje, e sei que está encantado por receber esta distinção. The Tree Of Lifefoi um percurso muito longo, mas o jogo valia a pena. Gostaria de agradecer particularmente o Festival de Cannes".



O Grand Prix foi atribuído este ano a dois realizadores: Nuri Bilge Ceylan por Once Upon a Time in Anatolia e a Jean-Pierre et Luc Dardenne por Le Gamin au vélo.

Depois de ter recebido o prémio das mãos de Emir Kusturica, Nuri Bilge Ceylan declarou: 

“Obrigado por terem trazido o meu filme, que foi difícil, a Cannes. Foi apresentado no último dia do Festival, pensei que as pessoas não o iam ver”.

Jean-Luc e Pierre Dardenne falaram depois: “Obrigado por terem gostado deste miúdo de bicicleta que está aqui: Thomas Doré. Obrigado a ti, Cécile, por seres a Samantha”.

O Prêmio da Encenação foi atribuído à Nicolas Winding Refn pelo seu filme Drive. Depois de ter recebido o Prémio pelas mãos da actriz e realizadora francesa Nicole Garcia, Nicolas Winding Refn declarou: 

"É uma imensa honra receber este prémio pois o cinema é a forma de expressão de um realizador. Obrigado a Thierry Frémaux, obrigado ao Júri pelo seu bom gosto, obrigado à minha mãe que desde sempre me disse que sou um génio, (...) obrigado a Ryan Gosling que me permitiu fazer este filme e, por fim, obrigado à minha mulher”.

O Prémio do Júri foi atribuído a Polisse, de Maïwenn.

Depois de receber o seu prémio das mãos da atriz Chiara Mastroianni, a realizadora declarou: 

"A minha filha disse-me que não seria capaz de ir buscar um prémio sem chorar. Gostaria de agradecer a Thierrey Frémaux por ter seleccionado Polisse, mas também às pessoas do Café de la Gare, que me apoiaram há sete anos. Gostaria finalmente de agradecer a toda a equipa do filme Polisse, sem o apoio da qual nada teria sido possível, e à Brigada de menores, que me autorizou observar a miséria humana".

O Prêmio de Interpretação Masculina foi atribuído ao ator francês Jean Dujardin pelo seu papel em The Artist de Michel Hazavanicius.

O ator ajoelhou-se perante o Júri antes de receber o seu prémio das mãos da atriz francesa Catherine Deneuve.

O premiado declarou: "Partilho este prémio com Bérénice Béjo, a minha parceira no filme. Obrigado pelo teu olhar benevolente, a tua generosidade e a tua força". Jean Dujardin agradeceu igualmente ao chefe operador Guillaume Schiffman, e ao realizador Michel Hazavanicius, com quem fez três filmes: "Este homem tem um talento louco".

O Prêmio de Interpretação feminina foi atribuído a Kirsten Dunst pelo seu papel em Melancholia de Lars Von Trier.

Depois de receber o seu prémio das mãos de Edgar Ramirez, a premiada declarou:

«Que semana! Agradeço ao Júri, é uma honra. Obrigada ao Festival por ter mantido o filme em Competição. Os meus agradecimentos a Lars Von Trier por me permitir jogar com tanta liberdade.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário