terça-feira, 17 de maio de 2011

Cineastas insatisfeitos com o Festival de Brasília


A 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro traz algumas mudanças para este ano. A principal delas é o fim da obrigatoriedade do ineditismo dos filmes, exibições simultâneas no Cine Brasília e em outras regiões administrativas, mostra competitiva para cinema de animação e novos valores para os prêmios.

Em 2011, o festival não está marcado para o mês de novembro, como tradicionalmente acontece. O evento foi antecipado e deve ocorrer entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro. Outra novidade para este ano é a divisão das categorias - que antigamente se dava pelo formato (35mm ou digital) e agora é classificado apenas pela metragem, longa ou curta.

Os filmes das mostras competitivas serão exibidos no Cine Brasília e em Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia. As sessões serão simultâneas às do Cine Brasília, com o mesmo cerimonial e condições adequadas de exibição.

Associação dos cineastas reclama

A entidade que representa a categoria dos profissionais de cinema reclamou por não ter sido ouvida quanto às alterações no modo de avaliação. Cerca de 20 representantes se manifestaram durante a entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (17/5) pelo secretário de Cultura, Hamilton Pereira. 

O grupo, formado por cerca de 20 pessoas, não fez reclamações quanto ao novo método, mas demonstrou insatisfação por não ter sido convidado para a elaboração do edital.

Mais informações no Correio.web

Nenhum comentário:

Postar um comentário