domingo, 10 de abril de 2011

Reali Jr. e Sidney Lumet







Dois homens importantes, ligados ao papel da cultura e do jornalismo nos resultados da sociedade, se foram neste sábado. O brasileiro Elpídio Reali Jr., conhecido correspondente em Paris, onde exilou-se em 1972 depois que começou a ver seus colegas presos pelo golpe militar de 64. 

No Globo de hoje, o colega Germano Oliveira conta que Reali chegou a dar um soco num colega que produziu uma lista de jornalistas contrários ao golpe. Sua antipatia aos milicos de 64 era crescente. Em 1970, conta Oliveira, ao receber um prêmio como melhor repórter de rádio agradeceu: " oferece este prêmio aos colegas presos que não puderam concorrer comigo". 

O outro é o cineasta norte-americano Sidney Lumet que em 2004 ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da obra, depois de ser indicado cinco vezes e não ganhar. Têm sua assinatura clássicos como "Serpico" e "Um Dia de Cão", ambos com Al Pacino, um de seus atores favoritos. 

Entre seus filmes mais populares está "Rede de Intrigas" (1976), com William Holden e Faye Dunaway, onde Lumet conta sobre a super exploração do sucesso de um âncora de tv (Holden), por sua executiva-chefe (Dunaway), levando-o a um trágico fim em rede nacional. 

Aqui um dos grandes momentos de "Rede...".


Nenhum comentário:

Postar um comentário