Por Gisele Teixeira, Aquí me quedo, especial para CineLUX
Um dos destaques do Bafici traz o grande (literalmente) Gerard Depardieu em um filme chamado Mammuth, apresentado na Berlinale do ano passado. Rodado em vários formatos, inclusive Super-8, o filme é um road movie nostálgico, no qual Depardieu faz o papel de um operário aposentado que cai na estrada em busca de testemunhos de ex-patrões e colegas para completar o processo da aposentadoria. E, ao longo do caminho, passa em revista a sua trajetória.
Dirigido pela dupla francesa Benoît Delépine e Gustave Kervern, o filme tem a participação especial de Isabelle Adjani, no papel de uma figura do passado que assombra o personagem de Depardieu durante toda a sua jornada.
Provavelmente esse filme siga um rumo diferente dos independentes e entre em cartaz este ano, seja no Brasil seja na Argentina.
Faroeste feminino
Meek’s Cutoff é um faroeste diferente – dirigido por uma mulher, Kelly Reichardt. No filme, três famílias perdem-se ao fazer a travessia do deserto no oeste americano em meados do século 19, numa história baseada em fatos reais.
Reichardt contou que os atores passaram por um treinamento de pioneiros:“Eles tiveram de aprender a fazer fogo sem fósforo e a lidar com os animais, pensar em cada família em termos econômicos, compraram seus próprios pertences.”
Ela explicou também, por que escolheu rodar na tela quadrada em vez do cinemascope normalmente utilizado no gênero. “Queria fazer um western diferente. Fora que queria estar com os personagens o tempo todo”.
A paisagem exerce papel importante no filme. “Na maior parte dos meus filmes, os personagens estão à mercê dos arredores. Todo o mundo é um pouco de onde está e de onde é.”
A galera do Bafici produz um jornal todos os dias, chamado SIN ALIENTO, que traz entrevistas especiais com diretores e atores, críticas, reviews e a programação do dia.
Uma boa opção para quem chega um pouco mais cedo às sessões. Todos podem ser lidos on line também, aqui.
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