quarta-feira, 20 de abril de 2011

A história do cinema pelas lentes de Cannes

No bom e variado portal do Festival de Cannes é possível encontrar, entre outras atrações e curiosidades, breves históricos sobre os principais momentos do cinema em diversos países, das indústrias mais desenvolvidas até as menos conhecidas por aqui.

Estão lá da Coreia aos Estados Unidos, passando por Itália, Russia, Egito, Espanha, Japão, França e Brasil, entre outros. O nosso e o do México são assinados pelo jornalista e historiador de cinema Paulo Paranagua.

O perfil brasileiro tem ainda, a participação de Cacá Diegues. O cineasta está com duas entrevista, em francês, e um breve depoimento escrito, onde conta seus primeiros degraus em Cannes, com todo o deslumbramento que os então 23 anos de idade permitiam.

"O Cinema Novo brasileiro inventou um cinema para o país e um país para o cinema. Naquele início dos anos 1960, quando nasceu o movimento criado por minha geração, o Brasil ainda não tinha uma imagem própria, não conhecia o espelho do audiovisual. Fomos nós que a construímos, fundando o cinema moderno do país". Presume Carlos Diegues, que virou Cacá exatamente naquele ano, por obra e graça de Glauber Rocha.

Confira, vale a pena ver trechos de filmes, fotos e cartazes antigos, como este. Ou então apenas para discordar de Cacá Diegues. O portal está em vários idiomas, inclusive, descontando alguns errinhos, em bom português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário