CineLUX está com uma corresponde em Buenos Aires, Gisele Teixeira, amante das belas artes, que junto aos demais portenhos vai respirar cinema nos próximos dias, respirar e mandar notícias. A série diária começa hoje:
O Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), que começou ontem na capital argentina, apresentará em 12 dias cerca de 400 películas do mundo todo. É uma rara chance de ver trabalhos que, por diversas razoes, nunca chegarão ao circuito comercial. Como filmes de Singapura ou Mali, por exemplo, ou de diretores que a maioria dos mortais nunca ouviu falar, como o dinamarquês Nikolaj Arcel.
Mas o que é uma qualidade do festival, por outro lado vira também um complicador. Como eleger as películas sem entrar em roubadas? Bafici é sempre um dilema. Vale a mescla das dicas que saem nos jornais com o instinto pessoal.
O filme que vi ontem é um documentário co-produzido por República Checa e Eslováquia. Chama-se "Matchmaking Mayor" e tem a direção de Erika Hniková.
A história é a seguinte: em Zemplinske Hamre, um rincão da Eslováquia, o prefeito está preocupado com a redução da população do povoado. Para resolver o problema, traça um plano: conseguir companheiros para os solteirões, ou solteironas. Faz um censo na região e realiza um baile de confraternização para ajudar o Cupido. A diretora do filme segue os acontecimentos com os olhos atentos na vida cotidiana e em alguns personagens específicos.
"Matchmaking Mayor" é divertido e poderia ser classificado como uma comédia, não fosse a tristeza da vida real. Deixo vocês com o trailer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário