sexta-feira, 15 de abril de 2011

A ditadura chilena no Bafici

Por Gisele Teixeira, Aquí me quedo, especial para CineLUX

Dois filmes de hoje no Bafici têm como pano de fundo a ditadura chilena. O primeiro é o documentário "A Morte de Pinochet", de Bettina Perut e Iván Osnovikoff.

O filme aborda o falecimento do ex-general Augusto Pinochet, que ficou no poder no Chile entre 1973-1990, a partir das imagens do dia 10 de setembro de 2006 e das reações dos populares que esperavam em frente ao Hospital Militar de Santiago o anúncio da morte do ditador.

O segundo filme é "Post Morten", terceiro longa de Pablo Larraín e o segundo dele que transcorre nos turbulentos anos 70. Neste a película retrocede até os dias imediatamente anteriores ao golpe de Estado.

Conta a história de Mario Cornejo (Alfredo Castro), que trabalha no necrotério do Hospital Militar de Santiago e é o encarregado de receber as dezenas de cadáveres que chegam nos dias seguintes ao golpe. Mário é um homem estranho, isolado,tranqüilo, e pouco interessado no contexto histórico em que vive.

Está mais interessado em olhar sua vizinha Nancy, dançarina num cabaré e vem de uma família que está a favor da volta da democracia no Chile. Por causa desse último fato, sua casa é invadida e Nancy desaparece. Mario se desespera e começa a buscá-la.

Tchan-tchan-tchan-tchan...mais não posso contar! Fiquem com o trailer.





 Para completar, o festival apresenta uma retrospectiva do documentarista chileno Patricio Guzmán, que surgiu como uma forca demolidora na década de 70. Será apresentada a trilogia "A Batalha do Chile", dividida em A insurreição da Burguesia, O Golpe de Estado e O Poder Popular, e a película "La Cruz del Sur".

Além deste, um documentário sobre o diretor, feito pela francesa Catalina Villar, chamado "Patrício Guzmán, Une Histoire Chilienne".

Nenhum comentário:

Postar um comentário