quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aula de história no Bafici!

Por Gisele Teixeira, Aquí me quedo, especial para CineLUX

Dois filmes apresentados esta semana no Bafici enfocam a revolução na Romênia, sob diferentes pontos de vista, e me ensinaram muitas coisas. Ambos são de Andrei Ujica.

O primeiro é “Autobiografia de Nicolae Ceausescu” (2010), uma compilação do material de propaganda oficial do ditador comunista Nicolae Ceausescu, que se manteve no poder entre 1965 e 1989.


São imagens impressionantes, nas quais o tirano se celebra a si mesmo – concentrações, festas populares, discursos, encontros com chefes de Estado, cenas da vida familiar, que tem como objetivo fixar a simbólica eternidade da autocracia.

A película foi apresentada no Festival de Cannes 2010. Gostei muito do filme, mas não precisava durar três horas! De qualquer forma o filme é bem melhor que o trailer.





Essa película se complementa com “Videogramas de uma Revolução”, do mesmo diretor, mas feita anteriormente (1992), que mostra justamente o levante popular, a caída do poder e os déspotas da Romênia executados.

Para quem não lembra, no outono de 1989, uma rebelião popular derrotou a ditadura de Ceausescu. Durante cinco dias, manifestantes ocuparam a estação de televisão estatal em Bucareste e transmitiram 120 horas contínuas de programação, levando aos espectadores uma cobertura da revolução em tempo real.

Em "Videogramas...", o diretor combina imagens da transmissão televisiva com o vasto material produzido por cinegrafistas amadores nas ruas da capital romena e reconstituem, numa narrativa de impacto, os eventos que culminariam com a queda e a execução do ditador.

O resultado não é apenas uma história detalhada do levante popular e de suas conquistas, mas um estudo profundo sobre as relações entre mídia e poder. Este filme pode ser visto inteirinho YouTube. Deixo a primeira parte com vocês.





Esses dois filmes foram ainda complementados no Bafici com um terceiro (que eu não vi). Chama-se Out of the Present (1995), uma co-produção Alemanha, Franca e Rússia, também de Andrei Ujica, considerado um dos documentários mais importantes da década de 1990.

Aborda a estação espacial MIR e retrata o colapso da União Soviética desde cima: conta a historia do astronauta Sergei Krikalev, que permaneceu 10 meses em orbita durante todo o conflito. Quando ele volta, a vida não era mais a mesma. Infelizmente, não encontrei trailer no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário