sexta-feira, 4 de março de 2011

O Carnaval e o Cinema

São praticamente imemoriais as relações do cinema com o Carnaval no Brasil.  Uma relação que, provavelmente, tenha se iniciado quando pousou por aqui a primeira câmera filmadora. Existem centenas de filmes, o que torna difícil a tarefa de escolher os "clássicos".

Inúmeras as boas histórias e depoimentos. Uma que chama atenção pelo personagem envolvido é o documentário abaixo, onde o mito Orson Welles conta sua experiência de filmar no Brasil, em 1942, patrocinado pelo mega-banqueiro Nelson Rockfeller. É um documentário histórico.

Welles no Brasil foi contado também em outros filmes, como a trilogia que inicia em "Nem Tudo É Verdade", de 1981, do cineasta Rogério Sganzerla. São registros e participações de Carmem Miranda, Grande Otelo, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Herivelto Martins, Ary Barroso entre outros.

Sganzerla, prematuramente falecido em 2004, dedicou-se a desvendar a visita, e as influências, de Welles por aqui em mais dois fimes, "A Linguagem de Orson Welles", de 1991, e "Tudo é Brasil", de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário