quinta-feira, 10 de março de 2011

"Ameaça Terrorista" - "Unthinkable"

"Ameaça Terrorista", "Unthinkable" no original, é barra pesada. Da primeira à última cena, o diretor Gregor Jordan não alivia. O filme é recente nas locadores, em DVD ou Blu-Ray.

Estrelado por Carrie-Anne Moss, no papel da agente Helen Brody, do FBI, Michael Sheen, como Steven Arthur Younger, e Samuel Lee Jackson, como Henry Herald Humphries, ou simplesmente "H".

Provavelmente num dos papéis mais polêmicos de sua vasta carreira, "H" é um agente do exército dos EUA especializado em obter informações de prisioneiros. Sob os mais variados métodos imagináveis.

Sem limites, "Ameaça..." discute até onde é possível, ético ou válido o uso da tortura. "H" simplesmente seria um psicopata, não estivessse secretamente autorizado pelo governo norte-americano para descobrir a localização de três artefatos com carga nuclear armados por Younger em grandes cidades dos EUA.

Younger, além de cidadão norte-americano e filho de diplomata, serviu àquele exército no oriente médio, onde realizou diversos serviços, limpos e sujos. Revoltado, converte-se ao islamismo como Yusuf Atta Mohamed e prepara-se, muito bem, para enfrentar todas as conseqüências da missão.

Brody, a agente do FBI, escolhida por "H" como parceira, fica no meio. Seu papel representa a dúvida ética sobre até que ponto é válido usar de tortura contra um ser humano para salvar a vida de outras centenas de milhares.  

Roteiro, argumento, direção e interpretações corajosos, inquietantes, perturbadores. Filme pouco recomendável para ser assistido antes de dormir.

O título original,"Unthinkable", se tivesse sido usado em tradução literal, seria mais preciso. Segundo o dicionário Michaelis quer dizer inimaginável, inconcebível, impensável,doloroso de se pensar.

Infelizmente real e praticada nos mais diferentes níveis políciais ou de segurança, em diversos países. Como denuncia Gregor Jordan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário