sexta-feira, 4 de março de 2011

Estreia do dia: "Lope"

Começa hoje a rodar em salas brasileiras o mais novo, e talvez mais ambicioso, projeto do cineasta Andrucha Waddington, "Lope", sobre Lope de Vega, um vigoroso espanhol que viveu, polêmica e apaixonadamente, entre 1562-1635.

Veja o que Luiz Carlos Merten, crítico d'O Estado de S.Paulo, diz hoje no jornalão:

Novo olhar sobre Lope

Andrucha Waddington fala sobre sua aventura espanhola, filmando a vida de Lope de Vega; o longa estreia hoje

Veneza, Festival do Rio, Mostra de São Paulo. Andrucha Waddington veio trazendo seu Lope para o convívio brasileiro, mas o filme estreia somente agora, meio ano depois de ganhar os holofotes do Lido. Lope é Dom Lope de Vega, dublê de guerreiro, poeta, dramaturgo e amante. Um personagem integral, que tombou sobre o diretor como um presente.

"Estava na Espanha, mostrando Casa de Areia, quando o produtor e roteirista Jordí Gasull me entregou o roteiro do filme, dizendo que gostaria que eu o lesse. Foi uma das noites mais loucas da minha vida. Li e me apaixonei, mas Lope era tão distante de mim. Nunca havia pensado em fazer um filme de época. Eram tantos os desafios. Acho que foi por isso que encarei, mas principalmente por causa da dramaturgia. O drama em Lope é universal. Todo jovem artista vive esse dilema de abrir mão de tudo para se dedicar à sua arte."

Continue lendo aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário