quarta-feira, 9 de março de 2011

Cinema como antigamente - " Metropolís"

Para os amantes do cinema e da música e que estarão no Rio de Janeiro nos próximos dias 17 e 19 uma grande atração.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro e sua Orquestra abrem a temporada deste ano apresentando o clássico "Metropolís", um filme de ficção, mudo, feito em 1927 pelo  alemão Fritz Lang, com trilha sonora composta por Gottfried Huppertz.

A apresentação será exatamente como era no início do cinema mudo. A literatura sobre o filme é vasta desde que virou cult e passou a inspirar outros ficção científica nos anos 1970-80. No YouTube é possível achar diversas cenas. Vale a pena. Confira no trailer.

"Metropolís" mostra, no futuro, as contradições de uma cidade dividida entre uma classe alta, dedicada ao luxo, e uma baixa, de operários.Consta que, na estreia, foi mal recebido, quase levando à falência os produtores e os estúdios UFA.

O Museu do Cinema e da Televisão de Berlim, em janeiro último, exibiu uma versão restaurada, acrescida de 25 minutos que foram encontrados em Buenos Aires, em 2008. A trilha sonora também foi executada por uma orquestra ao vivo.

Aqui, infelizmente não é possível saber mais detalhes da programação, nem qual a versão do filme que será exibida. Não há uma linha de informação no site do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ligado à Secretaria de Cultura do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário