sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

WikiLeaks vai ganhar documentário

Uma pequena notícia, mais política do que cinematográfica, agitou hoje o importante Festival de Sundance. O premiado documentarista Alex Gigney  acertou a produção de um trabalho sobre o WikiLeaks e seu fundador Julian Assenge.


Segundo o noticiário, o documentário teria a participação de uma das gigantes do setor, a Universal Pictures. Assenge, é bom lembrar, caiu em desgraça nos EUA, particularmente, mas também em diversos outros países aliados, depois que o WikiLeaks passou a divulgar documentos diplomáticos envolvendo as relações dos norte-americanos com diversos governos do planeta.


As informações divulgadas pelo site precisam ser relativizadas, pois envolvem, na maioria dos casos, apenas um lado das questões. Apesar de necessitarem apuração mais detalhada assim como contraditadas, todas têm pontos relevantes.


Hoje, inclusive, o Brasil foi informado que a atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e seu marido Jorge Murad, teriam feito operações secretas em paraísos fiscais. Tais documentos estavam em poder do executivo suíço Rudolf Elmer e foram entregues a Julian Assenge no início desta semana. Leia aqui a matéria completa.


O fundador do site também está escrevendo um livro de memórias para ajudar a salvar sua vida econômica depois que sofreu retaliações e viu praticamente secarem suas fontes de financiamento. 


A polêmica vai longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário