O Festival de Sundance divulgou na quinta, 27, uma experiência inédita, e revolucionária se pensarmos no que a internet - que já faz maravilhas -, poderá criar em termos de mobilização, divulgação e integração de pessoas, idéias e mensagens ao redor de um mundo cada vez mais conectado.
Lançaram "A Vida Em Um Dia" ( "Life In a Day" ) um filme-documentário produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald, com a participação do que eles chamam de "Comunidade Youtube". O resultado foi o primeiro longa-metragem feito por usuários para contar "a história de um único dia na terra", 24 de junho.
Segundo a Folha de São Paulo, foram enviados 81 mil vídeos, de 192 países, num total de 4,5 mil horas. Quem viu, achou "A Vida…" sem estilo e sentido narrativo. Realmente deve ser. O que entra no jogo é a experiência.
O filme não está mais disponível no Youtube, mas dá para ver alguns dos vídeos enviados, como o abaixo, além da entrevista de Macdonald explicando a idéia.
Não é à toa que tremem ditadores, corruptos e demais enganadores. Hoje, o noticiário internacional mostra que o balançante presidente do Egito, Hosni Mubarak, fechou os escritórios da TV Al-Jazira, uma emissora conhecida por representar a opinião do mundo árabe.
Durante a semana, Mubarak já tinha retirado do ar provedores locais de internet e celulares, usados para mobilizar a população aos protestos de rua.
Não é coincidência que cabeças autoritárias busquem obsessivamente meios de impor algum tipo de controle aos meios de comunicação.
Não é coincidência que cabeças autoritárias busquem obsessivamente meios de impor algum tipo de controle aos meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário