Eu lembro, embora não seja o caso de cansar ninguém com muitos detalhes pessoais. Lembro também que, à época, em plena ditadura militar, envolvido até o último fio de barba na política estudantil, fui um pouco contrariado. Achava aquela febre toda um pouco "coisa do imperialismo cultural ianque". Mais ou menos como a Coca-Cola - da qual hoje muitos daquela turma são dependentes químicos.
As paixões juvenis-universitárias removem montanhas e lá fui eu. O fato é que "Guerra nas Estrelas" sem sombra de dúvidas é um marco na história do cinema mundial. Por tudo: pela máquina de divulgação montada, pela qualidade do filme, da música, dos quase inéditos efeitos pessoais. E do sentido de oportunidade de Hollywood.
Para lembrar um pouco disso tudo, abaixo o que diz o Wikipédia. Embora hoje não faltem matérias em qualquer site de busca em comemoração aos 35 anos do primeiro episódio. E, apenas para registrar a coincidência, hoje também é o Dia do Orgulho Nerd.
Fotos raras da série: Revista Monet
Star Wars (Guerra nas Estrelas ou Guerra das Estrelas é o título de uma space opera americana que foi transformada em uma série de seis filmes de ficção científica escritos por George Lucas. O primeiro filme da série foi lançado originalmente pela 20th Century Fox em 25 de maio de 1977 sob o título Star Wars, tornando-se um fenômeno mundial de cultura popular.
Foi acompanhado por duas sequências, Empire Strikes Back e Return of the Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Dezesseis anos depois da exibição do último filme teve início uma nova trilogia, mais uma vez lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 19 de maio de 2005.
Em 2008, a soma arrecadada pelos seis filmes Star Wars totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares, fazendo desta a terceira série cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos, atrás apenas dos filmes Harry Potter e James Bond. Como subprodutos surgiram também uma franquia literária, uma série de jogos eletrônicos e desenhos animados (incluindo inúmeros prelúdios, sequências e adaptações literárias).
Continua Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário