quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cannes começa com o coletivo de Wes Anderson

foto Moonrise Kingdom © AFP
Wes Anderson apresenta Moonrise Kingdom, em Competição e na Abertura do 65º Festival de Cannes. O realizador gosta de trabalhar com um círculo de pessoas próximas em todas as etapas de realização dos seus filmes.

Roman Coppola, co-argumentista de Moonrise Kingdom, faz parte do que Jean-Daniel Beauvallet, chefe de redacção dos Inrockuptibles, chama de “A Família Anderson”. A filmografia de Wes Anderson é uma obra constituída por várias colaborações regulares. À imagem das aparições recorrentes do compositor Mark Mothersbaugh no genérico para a música, constituiu em seu redor, ao longo da sua filmografia, um verdadeiro colectivo.


Desde que se iniciou, nos bancos da faculdade de filosofia de Houston, decidiu escrever a sua primeira longa-metragem, Roda Livre, com o amigo da altura, Owen Wilson, que interpreta no filme o papel principal. Este, frequentemente co-argumentista e várias vezes actor nos filmes do realizador nos tempos que se seguiram, favorece o encontro entre Wes Anderson e os dois irmãos, Luke e Andrew Wilson. Luke interpreta papéis principais como Richie Tenenbaum em Os Tenenbaum – Uma Comédia Genial, enquanto encontramos Andrew na produção ou em pequenos papéis.




Jason Schwartzman é outro dos fiéis que rodeiam Wes Anderson. Desde o dia do encontro de ambos no casting de Rushmore, participa na maioria dos filmes deste, desde o papel principal de Max Fisher em Gostam Todos da Mesma à voz de Ash no filme de animação O Fantático Sr. Raposo. É também co-argumentista de The Darjeeling Limited com o primo Roman Coppola. Este trio está de novo reunido em Moonrise Kingdom e recebe duas caras novas: Edward Norton e Bruce Willis.

P.C.

continua no site oficial do Festival de Cannes

Nenhum comentário:

Postar um comentário