domingo, 11 de março de 2012

Fellini além das telas

Exposição dedicada a Fellini vai além de sua filmografia

'Tutto Fellini', que abre neste sábado, no Rio, apresenta fotografias de cena e de bastidores, projeções, desenhos, reproduções de jornal e vinte filmes do cineasta

Roberta Pennafort - O Estado de S.Paulo

RIO DE JANEIRO - Em 1958, dois anos antes da ruidosa estreia de A Doce Vida, a modelo sueca Anita Ekberg chamou a atenção de Federico Fellini ao sair numa revista num flagrante fotográfico banhando-se na Fontana di Trevi. O diretor ficou mesmerizado e, para seu filme, escalou Anita, escreveu a cena do banho noturno no famoso ponto turístico de Roma e batizou - para sempre, sem saber - a figura do fotógrafo de celebridades de paparazzo.

O strip tease no fim de A Doce Vida também foi inspirado numa cena da vida real. Surrealista, no entanto, deu-se numa festa na trattoria romana Il Rugantino. A protagonista era uma penetra, uma dançarina que, em busca de fama, pôs-se a dançar sensualmente e a se despir no meio do salão. Mais uma vez, fotógrafos, e outra página de jornal.

As curiosas histórias por trás dos clássicos; os primeiros anos de vivência artística, como jovem cartunista, nos anos 30, recém-chegado da Rimini natal à capital italiana; os primórdios de sua filmografia, nos anos 50 (Mulheres e Luzes, que codirigiu, e Abismo de Um Sonho, considerados ambos pré-fellinianos, no que diz respeito à estética); o uso de passagens da própria biografia em sua arte (como em Amarcord).

E também as mulheres de sua vida - Anita e Anna Magnani, musas, Giulietta Masina, esposa de 1943 até a morte, e atriz favorita; os anos nos estúdios da mítica Cinecittà; a parceira com os roteiristas Ennio Flaiano e Tullio Pinelli (A Doce Vida, Noites de Cabíria, Os Boas Vidas, 8 1/2, A Estrada da Vida), e com o compositor de trilhas Nino Rota - a vida e obra de Fellini (1920-1993) ocupam todos os espaços do centro cultural do Instituto Moreira Salles, no Rio, a partir de hoje.

Continua O Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário