sexta-feira, 30 de março de 2012

CINEJ@RNAL: lançamentos da semana, com trailers

@ Nas pegadas de Freud e Jung
SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - Ao acompanhar a filmografia do diretor canadense David Cronenberg, pode-se ter a impressão de estar seguindo as pegadas de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. As pesquisas dos dois pioneiros da psicanálise certamente serviriam para tentar decifrar os complexos personagens que habitam filmes como "Gêmeos - Mórbida Semelhança" (1988), "Crash- Estranhos Prazeres" (1996) e "Spider - Desafie sua Mente" (2002).

Em "Um Método Perigoso", que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011, Cronenberg voltou-se para os próprios Freud e Jung. Partindo da peça "The Talking Cure", de Christopher Hampton - também corroteirista -, realizou uma densa ficção que focaliza o encontro entre o pai da psicanálise e um de seus mais criativos discípulos, antes que diferenças inconciliáveis os separassem.
Mais



@ "Furia de Titãs 2" com efeitos radicais
SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - Um dos maiores problemas, entre tantos, em "Fúria de Titãs" (2010) era o mau uso do 3D - na verdade, a total ausência de efeitos de terceira dimensão, até porque o longa foi filmado da forma convencional e "convertido" depois, quando os produtores e distribuidores se empolgaram com o sucesso de "Avatar".

O segundo longa da franquia chega aos cinemas em estreia mundial nessa sexta-feira, e é apresentado nas versões 2D, 3D e 3D IMAX. Diferente do anterior, esse tem o efeito: água, pedra, bolas de fogo e até pessoas são arremessadas em direção à plateia.
Mais



@ "Heleno", da glória à tragédia
SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - Uma das maiores lendas do futebol brasileiro e o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha, Heleno de Freitas (1920-1959), é o personagem central do drama "Heleno", de José Henrique Fonseca.

O filme já percorreu festivais internacionais, colhendo um prêmio de melhor ator no Festival de Havana 2011 para Rodrigo Santoro, que perdeu 12 quilos e treinou com o ex-jogador Cláudio Adão para entrar na pele de Heleno.

A proposta do diretor José Henrique Fonseca (de "O Homem do Ano") é ousada já que, assumidamente, não procura realizar um filme sobre futebol. Recorrendo a uma bela fotografia em preto e branco - do premiado Walter Carvalho-, "Heleno" mostra um personagem trágico, que flertou com a fama e a glória mas tinha encontro marcado com a queda.
Mais



@ Da telinha para a telona
SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - Num tempo remoto quando a novela do horário nobre era conhecida como novela das 8 e começava mesmo às 8h30, "Dancin' Days" fez história entre 1978 e 1979, ditando moda em figurino, trilha sonora, danças e gírias. O folhetim, lançado em DVD no final do ano passado, fazia um retrato da classe média carioca da época.

No filme "A Novela das 8", que estreia em São Paulo e no Rio, uma das maiores fãs do programa é Amanda (Vanessa Giácomo, de "Jean Charles"), prostituta que tenta marcar o horário de seus clientes de maneira a não perder o capítulo do dia.
Mais



@ Darín volta a um papel de ladrão
SÃO PAULO, 29 Mar (Reuters) - Mistura de policial, drama, comédia, romance e fábula, não se pode acusar "A Dançarina e o Ladrão", do espanhol Fernando Trueba, pela falta de imaginação. A presença do ator argentino Ricardo Darín à frente do elenco, na pele de um experiente arrombador de cofres, também é atração à parte.

Também há algumas referências ao Brasil, incluindo um trecho de rap e música de Milton Nascimento na trilha sonora, além da presença da renomada bailarina carioca Marcia Haydée no papel de uma professora de dança.
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário