POR LEE CHANG DONG*
Arirang, 1926 |
Este filme, considerado actualmente como aquele que marcou os verdadeiros inícios do cinema coreano, é bastante representativo de uma das suas principais características, pois constitui o reflexo do contexto e da realidade social da altura, sendo ao mesmo tempo portador dos sentimentos e aspirações do espectador.
The Ownerless Ferryboat, 1932 |
Nos anos 1960, após o período de destruições maciças desencadeadas pela guerra da Coreia (1950-1953), que seguiu de perto o fim da colonização japonesa (1945), cineastas como Shin Sang-ok, Yoo Hyon-mok, Kim Soo-yong, Kim Ki-young ou Lee Man-hee permitem aquilo a que chamamos de “Renascimento” do cinema coreano.
Os talentos deles exprimem-se através de uma grande variedade de registos que vão das obras de autor aos filmes de grande público, tendo este conjunto em comum o facto de reflectir a realidade social e de se apresentar como porta-voz do povo coreano.
Esta tradição artística, que poderíamos qualificar de “realista”, conhece no entanto um parêntesis nos anos 1970 devido à severa censura instituída pelo regime ditatorial da altura. Sob a vigilância e o controlo que exerce, apenas são autorizados melodramas, filmes de acção sem enraizamento local, ou ainda obras de propaganda com a única função de preencher a quota necessária para poder importar filmes estrangeiros. No campo industrial, mas também do ponto de vista da qualidade artística, o cinema coreano mergulha inevitavelmente numa depressão da qual dificilmente sairá.
No início dos anos 1980, Bae Chang-ho e Lee Jang-ho, e depois em meados da década, Park Kwang-su e Jang Sun-woo, voltam a gravar a realidade em película em estilos que lhes são próprios, saindo assim o cinema nacional de uma longa letargia. Im Kwon-taek, mais velho, junta-se a eles nesta regeneração e produz obras marcadas por uma grande modernidade que o distingue da sua geração.
* Lee Chang Dong é argumentista e realizador. Recebeu o prémio do argumento para Poetry, apresentado na Competição em Cannes em 2010.
Continua Festival de Cannes
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