quarta-feira, 20 de julho de 2011

"O Concerto", mistura de boa música com política

Quem gosta de boa música, bom humor e política, vai apreciar a mistura que o diretor romeno Radu Mihaileanu faz em "O Concerto". Depois de modesto circuito comercial chega em blu ray às locadoras.
Conta, de forma ácida e caricatural, a decadência do comunismo russo, o conformismo e o incorformismo da população com a burocracia estatal dominada pelos camaradas do Partido Comunista soviético
Essa resistência é representada por um grupo de ex-músicos do Bolshoi, liderados por Andrei Filipov, papel de Alexei Gustov. Dividem o espetáculo com ele Mélanie Laurent, interpretando a solista de violino Anne-Marie Jacquet, que vive em Paris, Alexeï Guskov, Dmitri Nazarov e François Berléand.
Filipov é um ex-grande maestro que caiu em desgraça porque, na época de Leonid Brejnev, enfrentou o regime contra a demissão, e a deportação para a Sibéria, de músicos de origem judia. Virou faxineiro do teatro.
Mélanie Laurent
Um belo dia, exercendo sua funções na sala do diretor do Bolshoi, interceptou um fax da direção de um teatro francês, urgente, convidando a famosa orquestra para tapar um buraco deixado por uma orquestra norte-americana que havia dado o cano nos franceses.
Imediatamente Filipov enxergou seu grande dia e, acompanhado de um ex-primeiro solista de violino que sobrevive como motorista de uma ambulância caquética, sai em busca dos demais companheiros de 30 anos atrás para, em 15 dias, desembarcar em Paris.  
"Le Concert" tem humor, suspense, drama, emoção - e boa música clássica - crescentes para todos os gostos. Abaixo os trailers em português e inglês, que está melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário