A canção de hoje foi composta no final da década de 1950 por Tom Jobim e Vinicius de Moraes.Os dois se conheceram logo após Vinícius terminar de escrever a peça Orfeu da Conceição. Na época, Vinícius procurava um compositor para musicar suas letras.
A química entre os dois foi tamanha, que além do libreto de Orfeu da Conceição, continuaram a ser parceiros e compuseram músicas que se tornaram clássicos da MPB, como "Se todos fossem iguais a você", "Canção do amor demais", "Chega de saudade", "Garota de Ipanema", “Água de Beber” e muitos outros.
Segundo alguns historiadores, a inspiração da canção “Água de Beber” surgiu quando Tom e Vinícius foram visitar o então presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. Chegando lá, os músicos foram para o Catetinho, residência provisória de JK, na nova capital federal, que ainda estava sendo construída.
No local, Tom e Vinícius encontraram uma fonte de água cristalina brotando da terra. Ao perguntarem a um funcionário do Palácio o que se tratava, veio a resposta: “É aqui que tem água de beber, camará."
Ouça Água de Beber
Nenhum comentário:
Postar um comentário