segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011, todos em seus devidos lugares

Venceu a tradição. Ganhou o cinema. A Academia este ano foi conservadora, premiou os filmes em seus devidos lugares, deixando, por exemplo, os efeitos especiais de "A Origem" com Efeitos Especiais, Mixagem de Som e um duvidoso Oscar para Fotografia.

O mesmo para "Toy Store 3", que ficou com o merecido Animação e Canção Original, premiando o bom humor do veterano Randy Newman. Para decepção do comentarista Rubens Ewald Filho, que torcia para ser um Oscar de Melhor Filme, durante a sua correta transmissão ao vivo pelo TNT.

A grande decepção foi o indicadíssimo "A Rede Social", que não passou de Montagem e Roteiro Adaptado. Tudo também no seu devido lugar para um filme que navega na coincidência das discussões sobre as oportunidades e dificuldades do Facebook na vida real.   

Melhor Filme, Diretor ( Tom Hooper ) , Roteiro Original e Ator ( Colin Firth ) para "O Discruso do Rei" não surpreendem exatamente pela correção, é um filme que tem exatamente isso, uma história real inédita, muito bem protagonizada e dirigida. 

Nesse perdi o palpite e a torcida para Coadjuvante, entregue a Christian Bale, por "O Lutador", que também levou o de Atriz, com Melissa Leo, seus dois prêmios nesta edição do Oscar.

Minhas apostas em "Cisne Negro" ficaram apenas no reconhecimento, que dispensa comentários, para Natalie Portman como Melhor Atriz. Deve ser por isso que nunca acertei na loteria.


A lista completa de vencedores:

- Filme: "O Discurso do Rei"
- Diretor: Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"
- Ator: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"
- Atriz: Natalie Portman, por "Cisne Negro"
- Ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Lutador"
- Atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O Lutador"
- Roteiro original: "O Discurso do Rei"
- Roteiro adaptado: "A Rede Social"
- Filme estrangeiro: "Em Um Mundo Melhor", Dinamarca
- Trilha sonora: "A Rede Social"
- Canção original: "Toy Story 3", com "We Belong Together"
- Fotografia: "A Origem"
- Montagem: "A Rede Social"
- Direção de arte: "Alice no País das Maravilhas"
- Figurino: "Alice no País das Maravilhas"
- Efeitos especiais: "A Origem"
- Animação em longa-metragem: "Toy Story 3"
- Animação em curta-metragem: "The Lost Thing"
- Mixagem de som: "A Origem"
- Edição de som: "A Origem"
- Maquiagem: "O Lobisomem"
- Curta-metragem: "God of Love"
- Documentário em curta-metragem: "Strangers No More"
- Documentário: "Trabalho Interno" 

Os filmes, sem surpresas, deste 83º Oscar naturalmente levaram a uma cerimônia também sem surpresas. Mantidas as piadinhas de pouca graça. Nem os discursos dos premiados extrapolaram, ficaram na linha família, companheiros e companheiras, equipes.

No famoso tapete vermelho, e também no palco, Scarlett Johansson linda, e chique, achei eu, à bordo de um Dolce & Gabbana. É o perfil mais lindo do cinema no momento. Fiquei muito em dúvida com o laço, imenso, na derrière de Sandra Bullock. A sorte é que não entendo de moda.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário