Fiquei curioso em assistir "Os Homens que Encaravam Cabras" por uma conversa com amigos escritores e documentaristas, inicialmente provocada pelo curta "O General Uchôa e os Discos Voadores", de Patrícia Saldanha, Gilná e Jorge Daniel Moyses.
Ronson manteve contato direto com esses militares que criaram, em 1979, o secreto "Primeiro Batalhão da Terra". Uma unidade de alta patente que acreditava ser possível atingir níveis de concentração capazes de fazer soldados atravessar paredes, levitar, controlar mentes e matar cabras com o olhar.
Parece nonsense, mas não é. Ironias à parte, essas táticas chegaram a ser seriamente pensadas para utilização em guerras. A ideia era acabar com o inimigo sem usar armas, de fogo.
E é por ai que vai a direção de Grant Heslov, com elenco digno de Oscar, como George Clooney, Ewan McGregor, Jeffrey Bridges, Kevin Spacey e outros.
O filme mostra quão bizarra pode ser a indústria da guerra, mas talvez por resvalar um pouco demais para comédia, não teve grandes recomendações por aqui. Vale o preço da locadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário