quinta-feira, 19 de julho de 2012

O 'Na Estrada' que críticos sonharam

'Um Mundo Secreto' é atração de festival em São Paulo

Filme mexicano é, talvez, o 'Na Estrada' que críticos sonharam com adaptação de obra beat

Luiz Carlos Merten - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Com alguma maldade, críticos brasileiros insatisfeitos com a abordagem do livro cult de Jack Kerouac, Na Estrada, por Walter Salles, estão chamando o filme que estreou na semana passada de ''Malhação beat''.

Na Estrada seria clean demais - queriam sujeira, nisso repetindo um bordão que já vem desde a apresentação de On the Road no Festival de Cannes, em maio. Não importa o que digam, a essência está lá e, lógico, reclamar da beleza da imagem aplicada a certos temas é coisa que vem de longe - basta lembrar o exemplo, entre muitos possíveis, de La Terra Trema, de Luchino Visconti, acusado de esteticista, no auge do neorrealismo.

Talvez a estrada sonhada pelos detratores de Salles seja a do mexicano Gabriel Mariño em seu longa Um Mundo Secreto, que terá nesta quinta-feira, 18, sua segunda exibição no Festival de Cinema Latino-Americano. Programe-se - poucos filmes estão tendo essa chance. A maioria passa uma vez, e só.

Um Mundo Secreto abriu na semana passada, para convidados, a sétima edição do Festival Latino e nesta quinta terá projeção para o público. Em Berlim, em fevereiro, integrou a programação da mostra Generation. Um Mundo Secreto conta a história de garota que põe o pé na estrada.

Continua O Estado de São Paulo

CineLUX: Walter Salles acerta a mão em "Na Estrada"

"Um Mundo Secreto", crítica, Folha de São Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário