domingo, 15 de julho de 2012

Chiara Mastroianni, enfim uma atriz

O Estado de São Paulo
Luiz Carlos Merten

Qualquer pessoa pode pensar que, sendo filha de dois monstros sagrados - Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni -, Chiara Mastroianni, muito naturalmente, deveria querer seguir a carreira dos pais, convertendo-se em atriz. Ela confessa que nunca esteve muito segura de querer ser atriz, ou de ser uma.

O ‘click’ deve-se a Christophe Honoré, quando lhe ofereceu aquele papel em Non, Mas Fille, Tu n’Iras Pas Danser. Foi ali que, pela primeira vez, e mesmo já tendo feito participações em dezenas de filmes, Chiara sentiu que era atriz. Ela conta isso com serenidade, numa entrevista realizada em Cannes, após a apresentação do filme de Honoré, Bem Amadas, que tem estreia prevista para o dia 20, no Brasil.

Quem são elas? Chiara e sua mãe, na realidade e na ficção, Catherine Deneuve. Interpretam Véra e Madeleine no filme que fala de amor. Tem havido algum outro tema na obra de recente de Honoré? O mais nouvelle vague dos autores de sua geração no cinema francês ama os filmes encantados. Romain Durys cantou em Paris e Honoré expandiu a experiência em Canções de Amor e Bem Amadas.

A simples presença de Catherine Deneuve, a mítica Bela da Tarde, não deixa de ser uma referência - ou aquilo que os franceses chamam de clin d’oeil, o piscar de olho - a Jacques Démy e seu cultuado Os Guarda-Chuvas do Amor. Deneuve fala do filme e do diretor na entrevista abaixo. Para Honoré, ela não é a estrela mítica, "é a mãe de minha amiga Chiara".

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'Fazer mãe e filha foi desafio', diz Catherine Deneuve

Luiz Carlos Merten

Catherine Deneuve pode passar aquela imagem de loira fria, mas é mãe, e coruja. Ela concorda com o repórter, quando ele diz que Chiara Mastroianni virou, enfim, uma grande atriz.

Perdoe-me a ousadia, mas sua filha virou, enfim, uma atriz. A senhora se orgulha de Chiara?

Bem entendido que sim, ainda mais que concordo plenamente. Quando ela manifestou pela primeira vez o desejo de ser atriz, não pensei em reprimi-la, mas lhe deixei claro que o fato de ser filha de quem era não iria facilitar as coisas. Marcello foi mais receptivo à ideia, mas ele vivia o cinema com muito mais intensidade que eu. Marcello resplandecia no set, era o seu território. Eu sempre tive minhas dúvidas sobre se representar nos filmes era mesmo um trabalho. Tentei explicar a Chiara que Marcello e eu tivemos vidas e carreiras privilegiadas, que a vida de ator, no geral, é muito difícil. Ela persistiu e, sim, há um antes e depois de Sim, Minha Filha, Você Não Irá Dançar na carreira dela.


Já era um filme de Christophe Honoré e agora, a propósito de Bem Amadas, ele disse que não se intimidou de dirigi-la porque, para ele, a senhora não é a Bela da Tarde, mas a mãe de Chiara. O que pensa disso?

Mas eu não sou a Bela da Tarde. Seria ingênua e até hipócrita se não reconhecesse que produzo um certo efeito nas pessoas, e que os diretores catalisam isso. Mas a grande dama do cinema francês... A mídia é que cria esses rótulos. Presumo que sou uma dama porque sou discreta, reservada e isso cria um certo distanciamento. Uma estrela? Por favor... Christophe me enviou o roteiro. Gostei da história, da personagem, teria de cantar, o que era um desafio. Não tinha por que vacilar.

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