quinta-feira, 12 de julho de 2012

I Festival Internacional de Cinema de Brasília

O que dizem os organizadores:

"O BIFF nasce da vontade de inserir Brasília no circuito de grandes festivais internacionais e trazer para a cidade o que há de mais instigante na produção cinematográfica mundial contemporânea além de criar um fórum de ideias, discussões e debates.

Nosso festival é um convite para uma viagem cinematográfica pela diversidade cultural do planeta. Felizmente, nem só de Hollywood vive a sétima arte. O cinema fala várias línguas, embora tenhamos pouco acesso ao o que se produz mundo a fora.

A programação consiste de uma mostra competitiva, que passou por um criterioso processo de seleção. São produções recentes dos anos de 2011 e 2012, todas inéditas no Brasil, que espelham o atual momento do cinema mundial. Nas mostras paralelas, um cuidado todo especial foi tomado pela curadoria ao escolher trabalhos representativos das produções audiovisuais de todos os continentes.

No PANORAMA ÁFRICA imprimimos a necessidade de aproximação com o continente africano por meio do conhecimento de suas obras cinematográficas.

Na mostra CARA LATINA fizemos a opção de, nesse primeiro ano, privilegiar trabalhos realizados por diretoras latino-americanas, em sintonia com a ampliação do espaço político e social ocupado pelas mulheres na sociedade atual.

Com o NOVO CINEMA EUROPEU ganham foco as produções recentes que apresentam perspectivas instigantes para ao cinema realizado no Velho Mundo. A mostra gratuita de filmes de ANIMAÇÃO presenteia o público infantil com o pluralismo e a criatividade de novas tendências da produção mundial do gênero.

A mostra INDEPENDENTES AMERICANOS é um cuidadoso painel do que se produz atualmente nos Estados Unidos fora dos grandes estúdios, em um país onde leis de incentivo fiscal à produção cinematográfica audiovisual são inexistentes.

Ao homenagear a grande atriz ANNA KARINA, que trabalhou em mais de sessenta filmes, reconhecemos uma grande intérprete que marcou a Nouvelle Vague, um estilo cinematográfico original e provocador que surgiu quase simultaneamente a Brasília, e assim como Brasília, permanece moderno até hoje.

Nosso propósito com o BIFF é dar continuidade a iniciativas semelhantes realizadas no passado e posicionar a capital da República no roteiro dos grandes e reconhecidos festivais internacionais." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário