segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para Meirelles, filmes em português não têm futuro

O jornal O Povo, de Fortaleza, publica hoje uma boa entrevista com o cineasta Fernando Meirelles, onde o diretor de vários projeto bem-sucedidos, aqui e lá fora, fala sobre seus próximos trabalhos e conta que chegou a pensar em parar de filmar.

Entre outras coisas, acha que o cinema brasileiro falado em português sempre terá dificuldades para conquistar mercados internacionais em função da barreira da língua.

OPOVO - Você acha que a internacionalização é um caminho para nosso cinema?

Meirelles - Não, o cinema brasileiro nunca vai ser internacional se ele for falado em português. A gente saiu para fazer filmes em outra língua, aí funciona. No meu caso é uma oportunidade. Se eu quiser fazer um filme no Brasil eu tenho um grande esforço para levantar o financiamento, se o filme fizer um sucesso incrível vai fazer dois milhões de espectadores, dois milhões e meio se eu acertar na mosca. Enquanto que para fazer um filme internacional, se eu tiver qualquer ideia que funcione para o mercado, eu consigo financiar em 15 dias e se o filme for um fracasso ele vai fazer 20 milhões de espectadores. Esse filme que eu fiz agora, o 360, é um filme pequeno, mas antes de rodar ele já estava vendido para 40 países! Então, essa parte dura do cinema, de você levantar financiamento, de você conseguir por o filme na tela, quando você faz filme fora isso já está resolvido, para mim pelo menos. Essa é a vantagem. Como diretor eu só tenho que pensar na direção, não preciso me preocupar em como é que vai chegar, como eu vou promover, como é que vou vender...

Continua
O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário