sábado, 2 de junho de 2012

Os curtas brasileiros em Cannes

Ressaca do Festival de Cannes no Porta Curtas!

No último domingo terminou a edição 2012 do Festival de Cannes, o mais importante festival de cinema da galáxia! Neste ano o Brasil foi considerado "convidado de honra" do festival, e o Porta Curtas aproveita então para mostrar uma seleção de filmes cujos realizadores estavam na Croisette até outro dia.

São filmes que primam pela invenção e originalidade e mostram novos cineastas trabalhando em diferentes gêneros e linguagens, renovando os ares do cinema brasileiro. Aproveite a seleção e confira também, no Blog Porta Curtas, a visão de Cavi Borges sobre Cannes!

Esse ano o Brasil estava em peso em Cannes. Como jurados tínhamos três brazucas: o Cacá Diegues como presidente do júri do Camera D’Or (primeiro filme), o Karim Ainouz no júri de curtas oficiais e o Kleber Mendonça Filho no júri de curtas da Semana da Crítica.

O Brasil era o país homenageado do festival e a Hilda Santiago, a convite do festival, convidou o Nelson Pereira com seu documentário sobre o Tom Jobim – uma linda e emocionante sessão -, e o Eduardo Coutinho com o seu Cabra Marcado Para Morrer – que infelizmente não estava presente na sessão, pois se encontrava hospitalizado no Brasil. Mas quem apresentou o filme foi o Walter Salles, que se posicionou como produtor de Coutinho.

Como todos sabem, Walter estava na mostra competitiva com seu Na Estrada, e era um dos filmes mais aguardados e divulgados. Cartazes em todas as esquinas de Cannes mostravam fotogramas do filme, que infelizmente não ganhou prêmio mas representou bem o país.

No curtas tínhamos três filmes do Brasil: O Outro, da Juliana Rojas (presença quase anual com seus filmes em Cannes), concorrendo na Semana da Crítica. O filme teve um grande impacto na sessão, na minha opinião foi o melhor dentre os concorrentes. Ganhou uma Menção Honrosa, mas merecia ter ganho o prêmio principal.

Na Quinzena dos Realizadores tínhamos dois curtas: Os Mortos Vivos, da carioca Anita Rocha da Silveira – que também estava com seu projeto de longa participando do Cinema Du Munde, espécie de oficina e preparatório para diretores estreantes em longas; e o novo curta do pernambucano Leonardo Sette (Porcos Raivosos), mais uma experiência autoral com índios do Xingu. 


Continua Porta Curtas

Abaixo, um dos filmes que está na seleção deste final de semana do Porta. "7 minutos", filmado em um quase inédito único plano-sequência. Premiado como o Melhor Curta pelo Júri Oficial do Festival do Rio em 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário