domingo, 11 de novembro de 2012

Festival dos Festivais

CINCO PAÍSES, UM ÚNICO FESTIVAL

O Festival de Cinema 4+1 é um “Festival de festivais” promovido e organizado pela FUNDACIÓN MAPFRE simultaneamente na Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha e México. 


Seu principal objetivo é resgatar os títulos mais significativos do cinema de autor atual que, apesar de participarem dos principais concursos cinematográficos mundiais, sendo muitas vezes premiados por seus jurados, crítica e público, não chegam ao circuito de salas comerciais de cinema.

Apostando por esta simultaneidade e pelo caráter antológico de sua programação, o Festival 4+1 deseja celebrar a força do cinema como elemento compartilhado de enriquecimento cultural e, ao mesmo, tempo destacar o essencial papel dos festivais como apoio e estímulo para o desenvolvimento da cinematografia artística.

Participam do festival, conjuntamente com FUNDACIÓN MAPFRE, prestigiosas instituições cinematográficas que são referentes na difusão do cinema independente em seus países: a Sala Leopoldo Lugones em Buenos Aires; o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro; a Cinemateca Distrital e Cinema Paraíso em Bogotá; Cines Golem em Madri, e a Cineteca Nacional na Cidade do México. Além disso, a Seção Oficial poderá ser vista em streamingatravés do portal Filmin, sede online do Festival.

Cada ano uma dessas cidades se transforma em Sede Central do Festival e conta com a presença de seu Convidado de Honra, além de ser palco de diversos atos de protocolo.

Filmes de Werner Herzog abrem o Festival no Rio de Janeiro e em Bogotá

Dois filmes do diretor alemão Werner Herzog, Convidado de Honra da III edição do Festival 4+1, serão exibidos nas cerimônias de abertura das sedes do Rio de Janeiro e de Bogotá. Ambos os filmes fazem parte da retrospectiva dedicada ao cineasta, que será celebrada durante o Festival, de 21 a 25 de novembro.

No Rio de Janeiro, Sede Central do Festival 4+1 em 2012, será exibido o ambicioso filme The Wild Blue Yonder (2005), um dos trabalhos que melhor representa a faceta documentarista de Herzog, além de ser inédito no Brasil. A abertura do festival no Rio, no dia 21 de novembro, contará com a presença do próprio diretor, que no dia seguinte dará a aula magna Um encontro com Werner Herzog no Centro Cultural Banco do Brasil. Este encontro será transmitido ao vivo através do nosso site.

Já a Cinemateca Distrital de Bogotá abrirá o Festival com a exibição de Nosferatu, o Vampiro da Noite (Nosferatu the Vampyre, 1978), um dos trabalhos mais atípicos da carreira de Herzog, que se aproximava do gênero terror nesta visão pessoal do mito criado por Bram Stoker. Protagonizado por Klaus Kinski, naquele então ator fetiche de Herzog, em uma interpretação que lhe rendeu vários prêmios, este filme é também uma homenagem do diretor à adaptação realizada em 1922 por F.W. Murnau, sem dúvida um dos filmes mais lembrados do cinema mudo.

Informações são do site oficial







Nenhum comentário:

Postar um comentário