sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Veneza 2012

Na terça, 29, começa a 69ª edição do Venice International Film Festival, organizado pela La Biennale di Venezia, fundada em 1895. Hoje, uma das organizações multi-disciplinares das mais importantes do mundo quando se trata de exposições e festivais de vanguarda para  Arquitetura, Cinema, Teatro, Dança e Música.

O Festival de Veneza, onde o Brasil não estará representado na mostra competitiva, busca, como também faz o Festival de Cannes, promover todos os vários aspectos do cinema, como entretenimento, arte, indústria, "em um espírito de liberdade e tolerância", salientam os organizadores.

Em 1895, Veneza começou com a organização de uma Exposição Internacional de Arte, sendo na década de 1930 o nascimento dos festivais de Música, Cinema, em 1932. Por curiosidade, a 
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, fundada em Los Angeles, em 1927,  entregou o primeiro Oscar em 1929.

Em 1980,  La Biennale realizou a primeira Exposição Internacional de Arquitetura e em 1999 foi a estreia da Dança em Veneza.

No site oficial, os filmes que estarão na mostra competitiva 2012, como "Passion", de Brian de Palma, uma produção franco-germânica, com Rachel McAdams, Noomi Rapace, Paul Anderson, Karoline Herfurth. 


A película promete. Segundo a sinopse, é um thriller erótico na tradição de "Vestida para Matar" e "Instinto Selvagem". Brian, que estava fora dos sets deste 2007, conta a história de uma luta de poder mortal entre duas mulheres no mundo dos negócios internacionais. Christine, interpretada por Rachel McAdams, possui uma elegância natural associada a uma relação com o dinheiro e poder, e tem prazer em exercer controle sobre a companheira mais jovem, levando-a para um jogo de sedução, manipulação, dominação e humilhação. Quando Isabelle, por Noomi Rapace, cai na cama com uma das amantes de Christine, a guerra e os assassinatos eclodem. Brian tem tradição em suspenses.  





"Paixão" é um "remake" do bom "Crime de Amor" (Love Crime), dirigido por Alain Corneau, lançado em 2010, estrelado por Ludivine Sagnier , Kristin Scott Thomas e Patrick Mille.  





Brian é considerado um diretor que gosta de refilmagens. O também seu "Vestida Para Matar", de 1980, com Michael Caine e Angie Dickinson, é considerado uma releitura adaptada de "Prelude to Murder", dirigido por Roy William Neil, em 1946, e que levou para as telas uma história de Arthur Conan Doyle e seu Sherlock Holmes.

Por falar em homenagens e releituras, um dos posters do Festival deste ano, acima, foi baseado no tradicional "E La Nave Va", ao lado, do também italiano Federico Fellini, lançado em 1983, penúltimo filme do mestre falecido em 1993.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário