sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Abutres

A dica recebida de Buenos Aires é “Carancho”, aqui “Abutres”, em correta tradução, tanto por ser literal quanto por, aparentemente, corresponder ao espírito do filme. Digo aparentemente porque ainda não o assiste, vi apenas o disponível na internet e no site oficial.
Confio na dica, pois a remetente Gisele Teixeira – que aliás mantém um ótimo blog desde Buenos Aires, sua nova terra natal -, é boa nisso. A última, em 2009, foi a equilibrada mistura do denso, passional, violento por conta das sangrentas ditaduras argentinas, e por que não cômico, “El secreto de sus ojos”, que acabou ganhando o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado. “O segredo dos seus olhos” fez boa bilheteria por aqui.
Pelo visto nos trailers oficiais e outros disponíveis na internet, se “El secreto de sus ojos” exigia coração forte, “Carancho” exigirá também estômagos fortes. As duas películas têm em comum o astro principal Ricardo Darín, que muitos dizem ser nos últimos anos a principal “cara”, e as meninas dizem que também os olhos, do cinema internacional argentino.
Segundo a sinopse, neste último ele interpreta Sosa, um advogado de porta de hospital, empregado de uma seguradora não muito católica em suas práticas para vender seguros de vida e de morte para vítimas de acidentes. Nessas andanças conhece Luján, uma médica interpretada por Martina Gusman, jovem com filmografia ainda rala. Tem no curriculum a sociedade empresarial, e doméstica, com o diretor da película, Pablo Trapero, na produtora Matanza Cine.
Fica a dica. “Abutres” tem bons comentários dos especializados, chegou ao Brasil pelas portas do Festival do Rio e está em cartaz desde o início deste mês. Os críticos portenhos já apostam que “Carancho” será o terceiro Oscar da história do cinema argentino. 

Talvez não ainda saibam que antes terão que superar o insuperável, inédito e nunca antes visto na história deste país mico cinematográfico “Lula, o filho do Brasil”, o “nosso” escolhido para representar o Brasil na seleção da Academia para 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário