segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BERLINALE - 2011

A boa dica enviada pela sempre antenada e internacional Tid Garcia é o anúncio das primeiras pelícolas confirmadas no 61º Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, de 10 a 20 de Fevereiro, e que acontece em uma das cidades mais efervescentes do mundo. Os números falam por si. Para 2011 estão previstos cerca de 400 filmes, de 128 países, com a participação de 19 mil profissionais do ramo. Cercados por 4 mil jornalistas.
O Berlinale, na medida do possível, procura fugir da grande indústria cinematrográfica norte-americana, leia-se Hollywood. Não é atoa que mantém estreita cooperação com o Sundance Film Festival de forma a oferecer ao público o maior número possível de filmes independentes, tanto na competitiva quanto nas exibições da amostra.
Só para avivar a memória, o Sundance começou em 1978. Depois, em 1981, liderado por nada menos que Robert Redford, virou um espaço consagrado aos cineastas independentes. O próximo acontece em janeiro, de 20 a 30.
O Berlinale será aberto pelo o faroeste True Grit, de Joel e Ethan Coen, também fora da competição. Já anunciados: 
* Pina - Alemanha / França - em 3D, dirigido pelo justamente consagrado Wim Wenders. É um filme da dança e faz sua estreia mundial no Berlinale – não deixe de assistir ao vídeo abaixo.
* Coriolano – Reino Unido/ Sérvia - estreia e fora da competição, dirigido por Ralph Fiennes, estrelado pelo próprio Fiennes, mais Gerard Butler, Vanessa Redgrave, Brian Cox, James Nesbitt; 
* Wer wir nicht wenn – Alemanha, de Andres Veiel, com August de Diehl, Lauzemis Lena, Alexander Fehling, também estreia mundial;
* Yelling To The Sky – Estados Unidos, dirigido Mahoney Victoria com Zoe Kravitz, Gabourey Sidibe, Tim Blake Nelson;
The Future – Alemanha / EUA, dirigido por Miranda July com Hamish Linklater, Miranda July, David Warshofsky.
* Bizim Büyük Çaresizliğimiz - Turquia / Alemanha / Países Baixos, dirigido  por Teoman Seyfi, com İlker Aksum, Al Fatih, dizendo Güneş, Baki Davrak, Birsel Taner, Mehmet Ali Nuroğlu;

 * Lipstikka - Israel / Reino Unido – estreia mundial, de Jonathan Sagall, com Clara Khoury, Attiya Nataly, Rosenblatt Moran, Ziv Weiner.
Um dos mais esperados é Pina, em 3D, e um reconhecimento de Wim Wenders ao trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, considerada uma das mais influentes do mundo nos últimos 30 anos pela crítica especializada quando se fala de dança contemporânea.
Não deixe de conferir o trailer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário