quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CINEJ@RNAL: BERLINALE 2013

@ Choque de realidade 

- Autor de 'Terra de ninguém' (2001), ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, exibe 'An episode in the life of an iron picker'
- Filme mostra as aflições de uma família pobre da Bósnia e Herzegovina

BERLIM - Depois de tantos retratos da miséria humana, a competição do 63º Festival de Berlim ofereceu um respiro ontem com a comédia dramática “Prince Avalanche”, de David Gordon Green, sobre as desventuras de dois operários no verão de 1988. Estrelado pelo comediante Paul Rudd (“Nosso irmão sem noção”) e pelo ator Emile Hirsch (“Selvagens”), o filme é uma produção independente na linha das histórias de adultos infantilizados do diretor, que conquistou a simpatia das plateias em sua estreia no Festival de Sundance, no mês passado.

A programação começou com o choque de realidade de “An episode in the life of an iron picker”, de Danis Tanovic, o candidato da Bósnia e Herzegovina, sobre as aflições de uma família em que o pai sustenta mulher e filhas vendendo peças de metal para um ferro-velho. Quando a mulher perde o bebê que está esperando e precisa de uma cirurgia, o casal é confrontado com as agruras comuns a quem vive à margem da sociedade. Mais O Globo

@ A unanimidade vem do Chile

- Gloria rompe o clima de descrença na humanidade que domina Berlim

E a luz do tom – as águas de marco – inundaram o inverno berlinense por obra e graça do chileno Sebastian Lelio, que apresentou a primeira unanimidade do festival. Ao contrário do que diz Nelson Rodrigues, nem toda unanimidade é burra e o filme dele – Gloria –, além de ser um energético numa Berlinale que tem se pautado pela descrença no humano e no social, é também belíssimo como cinema. Ainda é cedo para fazer esse tipo de prognóstico, mas vai ser preciso surgir outra atriz realmente fora de série para tirar de Paulina Garcia o prêmio de interpretação que ela merece.

O titulo evoca um cult do diretor John Cassavetes (com Gena Rowlands), que Sidney Lumet, em má hora, achou que podia refilmar (com Sharon Stone). Se existe alguma semelhança, a Gloria de Sebastian Lelio é da geração pinball. Ela começa o filme dançando numa balada de coroas, atravessa todo tipo de experiências afetivas e familiares, e termina dançando de novo. No intervalo, se envolve com um coroa, divorciado como ela, mas ele ainda permanece atado à família, à mulher e às filhas, como um peso. O filme aborda solidão e sexo na idade madura com franqueza. A história de Gloria não é apenas a de um destino individual. Vários toques deixam claro que Lelio está contando uma história – a sua versão – do Chile. 
Mais O Estado de São Paulo

@ Gotham City sem Batman”

Isabel Coixet ha regresado a la ficción con Ayer no termina nunca, presentada hoy en la sección Panorama en la Berlinale. Su acción transcurre en 2017, en una España devastada por una década de crisis: “Es difícil escapar del marco social español, la niebla extraña que vive el país tenía que afectar a los personajes”. Son solo dos, un matrimonio determinado por la crisis a la ruptura y al alejamiento por cinco años. La directora catalana explicaba en la rueda de prensa posterior a la proyección que, entre sus amigos y conocidos, “muchos se están yendo de España, a países como Estados Unidos o Alemania”. Lo mismo que el personaje masculino de su historia (Javier Cámara), que marchó a Colonia escapando del empobrecimiento y de la tragedia familiar que rompió su matrimonio. El personaje ausente de Ayer no termina nunca, su hijo Dani, es el único que tiene nombre. Murió en 2012 en los brazos de su madre, interpretada por Candela Peña. El hospital saturado al que llegó con meningitis no pudo atenderlo a tiempo. Coixet reconoce su mayor preocupación en esta crisis son “los recortes en Educación y en Sanidad”. Mais El País

@ O catador de sucatas

O representante da Bósnia na competição principal do 63º Festival de Cinema de Berlim foi um pouco mais além na tendência atual do cinema europeu de retratar cada vez mais a realidade. "An Episode in the Life of an Iron Picker" (um episódio na vida de um catador de sucata), de Danis Tanovic, conhecido pela "dramédia" "Terra de Ninguém" -- que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2002--, não usa atores profissionais, mas cidadãos comuns que viveram uma tragédia na vida real. Mais Folha.com



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